domingo, 25 de dezembro de 2011

O formol é proibido para ser usado como alisante de cabelo, em qualquer concentração. Ele causa danos para os fios e malefícios à saúde quando inalado. Busque alternativas a essa substância.


As opções para mudar o visual dos cabelos são tantas, que muitas vezes as pessoas – principalmente as mulheres – aproveitam a ida ao salão de beleza ou uma tarde em casa para fazer mais de um procedimento.
Lavam, tingem, descolorem, alisam e relaxam os fios. Mas será que misturar esses processos pode danificá-los? Algumas mesclas de tratamentos ajudam a fortalecer as madeixas, enquanto outras podem prejudicá-las e muito.
Para explicar os prós e contras de dez combinações capilares diferentes, o Bem Estar desta terça-feira (25) contou com a presença da dermatologista Márcia Purceli e do químico especializado em cosméticos Celso Martins Júnior.
Os convidados falaram, ainda, sobre creme sem enxágue, escova e os riscos do uso de substâncias como formol, amônia, glutaraldeído e derivados de glioxal. Eles também destacaram que o cabelo cresce, em média, 1,5 centímetro por mês.
Segundo a consultora Márcia, o creme sem enxágue (leave-in) é interessante, mas a pessoa deve passá-lo de forma homogênea, ou seja, por todos os fios. Outra opção é escolher um bom corte para cabelos volumosos. Para isso, converse com um profissional.
Para quem gosta de fazer escova sempre, é necessário hidratar bem os fios e usar um creme termoprotetor antes de ligar o secador. Respeite uma distância mínima de 7 a 10 cm entre os cabelos e o aparelho.
E uma dica para as mulheres que não querem usar chapinha é criar cachos com a prancha, o que também pode ser feito com os clássicos bobs ou com rolos feitos nos dedos e presos por grampos durante alguns minutos.
Substâncias nocivas aos cabelos
Formol
O formol é proibido para ser usado como alisante de cabelo, em qualquer concentração. Ele causa danos para os fios e malefícios à saúde quando inalado. Busque alternativas a essa substância.
O formol tem seu uso permitido na legislação como conservante a 0,1% (em produtos de higiene oral) e 0,2% (em produtos não destinados à higiene oral); e como fortalecedor de unhas a 5%.
Por causa do uso indevido dessa substância, em 2009 foi publicada a resolução 36/09 contemplando a proibição, exposição, venda e entrega de formol ou de formaldeído (solução a 37%) em drogarias, farmácias, supermercados, lojas de conveniência e armazéns.
Porém, uma brecha legal permite que a fórmula de algumas categorias de cosméticos tenha até 0,2% de formol e até 0,1% de glutaraldeído, que não pode ser usado como alisante capilar e tem seu uso permitido apenas como conservante a 0,1%.
Amônia
Pode ser utilizada em produtos cosméticos, desde que respeitada a concentração máxima de 6%. No caso de produtos acima de 2%, deve ser declarada na rotulagem a presença da substância.

fonte de pesquisa globo.com