quarta-feira, 9 de março de 2011

Os dez mandamentos de como agradar os clientes


Saiba o que fazer para agradar o cliente desde o mais simples ao mais exigente, em dez passos.


1)      1)      Todos os clientes são iguais, existem os com mais condições, e os com menos condições, dependendo do salão onde você trabalha, podem ter clientes famosos, atores e atrizes, cantores e cantoras, enfim, um salão é um lugar que é freqüentado por todos os tipos de pessoas, de todas as classes sociais.

                                                                                                                                                                                           
    2) Um cliente gosta de se sentir bem cuidado, amparado, por tanto quando um cliente chega ao salão devemos cumprimentá-lo, oferecer um cafezinho, ou uma água também ajuda a causar uma boa impressão.

        3)      Não é de bom tom falar da sua vida pessoal para o cliente, quando o mesmo vai ao salão, é porque na verdade ele que sossego e tranqüilidade para se cuidar.

       4)      Não chame sua cliente de (você), o ideal é chamar de, senhora ou senhor, independente da idade. Se o cliente permitir ser chamado de (você), só após sua permissão, você pode chamá-lo de (você).

        5)      Preste atenção no que estiver fazendo, o cliente tem que se sentir seguro com você cuidando dele.   
                 
        6)      Seja pontual, o cliente não gosta de chegar na hora marcada e ter outra pessoa em seu lugar.  Às vezes o cliente chega atrasado, quando isso ocorre, o correto, é dar uns 15 minutos de tolerância, caso o cliente esperado não chegue, você pode atender o que chegou sem marcar hora.

       7)      Ser asseado é muito importante, afinal de contas você trabalha em um salão cuidando da aparência das pessoas, e um profissional, com cabelo cuidado, unhas limpas, uniforme bem passado, e limpo, são pontos positivos para que você tenha a preferência de uma cliente observadora.

       8)      Simpatia também é essencial, para causar uma boa impressão, as pessoas estão procurando alguém de bom humor, ninguém gosta de ser atendido por uma pessoa de cara amarrada, porem cuidado com os excessos, falar alto, e dar gargalhadas exageradas pode atrapalhar você.

       9)      As clientes costumam substituir o psicólogo, por nós cabeleireiros, manicures, depiladoras, e esteticistas, por tanto se prepare para ouvir inúmeros problemas de suas clientes, mas se limitara apenas, a ouvir, afinal, aconselhar as pessoas, é função dos psicólogos, e não dos profissionais da área de beleza.
  
     10)   O cliente tem sempre a razão, embora na nossa profissão existam coisas que não são viáveis à sua cliente, então com muito jeitinho temos que convencê-lo do melhor para ele, (o cliente). E não se esqueçam, todos os clientes são iguais, todos Sam importantes.

Com essas dicas você vai dar um padrão ao seu atendimento, e com certeza ira se destacar no seu trabalho.
Se você é dono do seu salão passe essas dicas para os seus funcionários, e com um tempo sentira a diferença no seu caixa.  
E lembrem-se essas dicas só darão certo se você também tratar bem os seus funcionários, os clientes observam muito todas as atitudes do proprietário do salão, então fique atento, e se precisar chamar a atenção de algum funcionário, chame-o para conversar em particular.
A propaganda é muito importante, mas o boca a boca, ainda é a melhor divulgação do seu trabalho.

5 comentários:

Anônimo disse...

MARÁÁAAA..... COSTUMO FAZER LIGAÇOES MOSTRANTO AO CLIENTE A IMPORTANCIA Q ELE NOS FAZ, FALO SOBRE PROMOÇOES NO SALAO E TAL.. SO QUERIA UMA DICA DE COMO FALAR AO TELEFONE, POR EXP: OLA BOM DIA HJ PEGUEI MINHA LISTAGEM DOS MEU CLIENTE E LIGUEI P FALAR DU UMA PROMOÇAO ..... COMO FAÇO?

Anônimo disse...

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